top of page

Conto de todos os cantos: Bordadeiras de Quinta


Bordadeiras reunidas no Villa Lobo arte&bar. Créditos: Reprodução/Redes Sociais

Formado há pouco mais de três anos, o coletivo Bordadeiras de Quinta reúne mulheres que amam bordar em Entre Rios de Minas/MG. Composto por 19 integrantes que se encontram às quintas-feiras, o grupo se dedica ao bordado de fachadas de casarões históricos da cidade.


São mulheres de todas as idades que fazem história, cantam e ajudam a registrar e transmitir memórias entrerrianas importantes através de sua arte. Elas resgatam momentos de diversas famílias de Entre Rios e, com isso, passam lembranças a outras gerações.


Leia abaixo um pouco mais sobre o coletivo a partir da entrevista realizada pela arte-educadora Elis Ferreira, que coordena o Projeto Arte Por Toda Parte de Entre Rios!



Contem para nós como começou o grupo.

O grupo começou há uns três anos com amigas que amavam bordar, mas que não tinham tempo nem de bordar e muito menos de se encontrar. Então, resolveram juntar as duas paixões — bordar e se encontrar —, marcaram dia e horário e começaram em suas próprias casas.


E hoje em dia, como funcionam os encontros?

Tão logo o grupo cresceu e precisou de um lugar maior, a Claudia Duarte passou a emprestar o Villa Lobo Arte Bar para que o coletivo se reunisse, todas as quintas-feiras às 17h.


Bordados expostos em um varal em uma praça pública.
Trabalhos das Bordadeiras exibidos em Entre Rios. Créditos: Reprodução/Redes Sociais

Quem são as integrantes do grupo?

Atualmente, somos 19 integrantes são: Adriana Medeiros, Ana Loureiro, Auxiliadora das Graças Vieira, Beatriz Fonseca, Elisangela Resende, Iara Rolim, Ivanice de Lima, Luana Fonseca, Maria Cecília Mendes, Maria da Conceição Coelho, Maria de Fátima Lessa, Maria Isabel Batista, Maura Coelho, Natalia França, Rosa Marzano, Rosa Maria Borges,

Sarahy Diniz, Stella Adelino e Talitha Oliveira.


Acompanhe o trabalho das Bordadeiras de Quinta através do Instagram: @bordadeirasdequinta.

 

O Conto de todos os cantos sobre Entre Rios de Minas é patrocinado pela Vallourec via Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Entre Rios e Lei de Incentivo à Cultura.


79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page