top of page

Conto de todos os cantos: Talitha Oliveira


Foto de rosto de Thalita com uma boneca de pano.
Thalita com uma de suas criações. Créditos: acervo pessoal

Natural do Rio de Janeiro, a artesã Talitha Oliveira vive em Entre Rios de Minas/MG, onde desenvolve o seu trabalho em pano e costura criativa. Há dez anos no ramo, ela é apaixonada pelo que faz e tem orgulho de sua trajetória.


Apesar de já ser reconhecida por suas bonecas de pano, ela segue aprendendo novas técnicas e descobrindo outras possibilidades de se expressar através dos bordados.

Veja a entrevista feita pela arte-educadora Elis Ferreira para conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Talitha. Leia abaixo!



Como você começou a trabalhar com artesanato?

Comecei nos bordados, no ponto cruz, bordando toalhinhas de boca e toalhas de banho. A partir daí, a curiosidade de aprender coisas novas começou a despertar dentro de mim!


Realizar a minha arte é um sonho porque amo o que eu faço. Além de ter o privilégio de trabalhar em casa.

Quais outras técnicas você aprendeu?

Aprendi a fazer patch, aplique em tecido. Então, fazia estampas em blusas com essa técnica. Depois, surgiu um curso de costura do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e pensei: “Por que não tentar?”. Fiz o curso de 21 dias em que aprendi muito. Além disso, também pude aprender pelo YouTube, com cursos comprados e ainda descubro coisas novas até hoje!


Você teve acesso aos materiais e máquinas de trabalho desde o princípio?

Depois que aprendi a costurar, demorei cinco anos para comprar uma máquina para mim. Quando conquistei a tão sonhada máquina, comecei a fazer bolsas e bonecas de pano.


Como o artesanato te marcou enquanto pessoa?

O artesanato me marcou porque me permitiu visitar e participar de feiras artesanais.


Acompanhe o trabalho de Thalita pelo Instagram: @taliarteartesanato

 

O Conto de todos os cantos sobre Entre Rios de Minas é patrocinado pela Vallourec via Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Entre Rios e Lei de Incentivo à Cultura.



72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page