Formado em 2019, o Grupo Hora do Conto se apresenta com diversas atividades culturais, em Entre Rios de Minas/MG. Atualmente, conta com nove integrantes, que se reúnem na Biblioteca Municipal Prof. Luiz Balbino e no Centro Cultural Min. João Ribeiro.
O coletivo realiza contações de histórias, esquetes teatrais, declamações de poesias, apresentações musicais, entre outras formas de se expressar através da arte.
Leia a entrevista feita pela arte-educadora Elis Ferreira com Tânia Silva, membro do Hora do Conto, e conheça mais sobre a atuação do grupo na cidade!
Conte sobre a origem do Hora do Conto.
Nossa primeira atuação pública aconteceu no dia 25/04/2019, porém o sonho e os projetos já estavam sendo gestados há mais tempo…
Quando a Graça Marques veio morar em Entre Rios, visitou a Biblioteca onde eu, Tania Moura, trabalho. Nesse dia, ela me contou que, quando morava em BH, fazia parte de um grupo de contadoras de histórias e que gostaria de criar algo assim aqui também. A partir de então, começamos a sonhar juntas.
Ela convidou o Leandro Junior — que hoje já não faz mais parte do grupo — e ele passou a sonhar com a gente. Logo, já éramos três! E ele, por sua vez, convidou o Anderson Aguiar. Nessa época, acreditávamos que era só o começo e, graças a Deus, foi sim!
E como se desenvolveu o grupo até chegar na formação atual?
Num primeiro momento, queríamos resgatar o prazer de ouvir e contar histórias e causos na nossa cidade.
Convidamos as pessoas que nos assistiam a participar com a gente na próxima Hora do Conto. E também dissemos que se elas conhecessem outras pessoas que gostavam de contar histórias, que viessem à Biblioteca.
Já participaram do grupo João Goiaba, Kadico, D. Sãozinha, Marcos, Nelson Torquato e o Dadito, em participação especial.
Como você definiria o coletivo?
Somos um grupo flexível que está sempre aberto a novos participantes e a novas ideias. Já tivemos em nossas apresentações a participação de outros grupos da cidade, como o Coral Vozes de Entre Rios, e de artistas que nos brindaram com sua arte em algum momento de nossa trajetória.
Nosso cenário também é flexível. Inclusive, muitas vezes usamos as artes dos artesãos locais, pegando emprestado suas peças com as devidas autorizações no Descubra Entre Rios, e incentivando a divulgação de nossa arte entrerriana.
Quais atividades o grupo realiza?
Nós realizamos diversas atividades, como declamação de poesias, apresentações musicais, esquetes teatrais e contações de história, de contos de tradição oral e de causos.
Atualmente, quem são os membros do Hora?
Hoje em dia, somos nove integrantes: Anderson Aguiar, Flávia Andrade, José Francisco Silva, Maria das Graças Marques, Reinaldo Melo, Silvério Cardoso, Tania Moura, Teófilo Antonio Bastos e Thaynara Suelen.
Há alguma curiosidade ou fato marcante sobre o Grupo?
Quando participamos do nosso primeiro edital municipal da Lei Aldir Blanc, fizemos um vídeo. E esse momento foi de muita apreensão, medo e prazer.
Como você se sente ao realizar esta arte?
Todo ser humano tem um pouco de artista. E sinto que, quando faço parte do Hora do Conto, estou ninando a artista que existe dentro de mim.
Acompanhe as atividades do Hora do Conto através das redes sociais da Biblioteca Municipal e da Secretaria de Cultura de Entre Rios: Facebook, Instagram e YouTube.
O Conto de todos os cantos sobre Entre Rios de Minas é patrocinado pela Vallourec via Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Entre Rios e Lei de Incentivo à Cultura.
Comments