top of page

Conto de todos os cantos: Vânia Silva


Vânia com uma touca feita por ela. Créditos: arquivo pessoal

Tricoteira desde os nove anos, a artesã Vânia Ribeiro cria peças com diversas técnicas de artesanato e materiais. Desde pintura em tecidos, passando por decoupage e até bijuterias, ela desenvolve trabalhos em Entre Rios de Minas/MG, onde vive atualmente.


Natural de Lagoa Dourada, adora realizar trabalhos manuais e se sente muito feliz ao terminar cada um deles. Além de gostar de aprender novas formas de artesanato, Vânia afirma que seria um prazer ensinar o que sabe a outras pessoas.


Conheça a história dela na entrevista abaixo, que foi feita pela arte-educadora Elis Ferreira. Leia a seguir!



Como começou a sua história com o artesanato?

Trabalho com artesanato e faço tricô desde os 9 anos de idade. Minha mãe fazia muitas peças maravilhosas em tricô. Qualquer peça que alguém pedisse, ela conseguia fazer. Então, eu aprendi com ela: seu nome é Eva Ribeiro.


Você segue aprendendo novas técnicas?

Sim! Depois que minha mãe me ensinou, fui tomando gosto. De lá para cá, venho sempre aprendendo, fazendo cursinhos, dando aulas de artesanato… Com o passar do tempo, aprendi a fazer crochê, pintura em tecido, pintura em tela, pedraria, redendê, vagonite, bordado, decoupage e bordado livre. Aprendi muitas outras formas de trabalho, sabe?


Artesanato pra mim é tudo.

Como você se sente ao fazer suas peças artesanais?

Amo, adoro, gosto muito de fazer artesanato! Gosto de desenvolver trabalhos manuais, pintura, tricô… Infelizmente, o retorno não é muito. Mas posso dizer que tenho muita satisfação em fazer um trabalho e que, quando fica pronto, eu fico super alegre. Inclusive, se alguém precisar de alguma coisa ou quiser aprender a fazer algum trabalho, eu ensino com todo prazer.


Entre em contato com a artesã através do e-mail: vaniaribeirosilva98@gmail.com

 

O Conto de todos os cantos sobre Entre Rios de Minas é patrocinado pela Vallourec via Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Entre Rios e Lei de Incentivo à Cultura.


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page