Conto de todos os cantos: Tawam Cristiam


Foto em preto e branco do rosto de Tawam, que usa uma bandana e tem barba.
Tawam Cristiam, artista visual de Entre Rios de Minas. Créditos: arquivo pessoal

Desenhista desde pequeno, Tawam Cristiam trabalha com pintura, desenhos, murais e arte digital em Entre Rios de Minas/MG. Morador do bairro Santa Efigênia, considera a sensação de pertencimento como fator essencial para a construção da autoestima da comunidade local.


Natural da cidade, o jovem artista visual também faz parte do Descubra Entre Rios — Centro de Apoio ao Turista e loja de artesanato —, em conjunto com cerca de 20 artesãos entrerrianos e com a Secretaria de Cultura de Entre Rios.


Confira abaixo a entrevista realizada pela arte-educadora Elis Ferreira com o artista e conheça o trabalho de Tawam. Siga a leitura!



Conte um pouco da sua trajetória.

Eu desenho desde pequeno. Quando iniciei o Ensino Médio, deixei de desenhar até dois anos depois de me formar. Em 2018, eu fazia alguns trabalhos com pintura de construção civil, dentre outros trabalhos não fixos. E o trabalho com pintura me fez ter vontade de desenhar de novo.


O que me fez levar a sério e continuar desenhando foi o feedback que recebi depois de publicar umas fotos dos desenhos nas redes sociais. Com isso, vieram encomendas de amigos e pessoas próximas, depois pessoas não tão próximas se interessaram também e assim foi...

Desenho estilizado de um pássaro cantando.
Créditos: arquivo pessoal

Há algum fato marcante que queira nos contar?

O mural de arte tipográfica que fiz na entrada do Poliesportivo Municipal é importante por vários fatores. É o meu primeiro mural, é um trabalho exposto num lugar onde não há muita prioridade para ser escolhido para essas atividades — geralmente o centro da cidade que é priorizado —; além disso, ele é um trabalho capaz de agregar valor ao Poliesportivo, que é um espaço muito importante para o bairro Santa Efigênia e contribui para autoestima dos moradores daqui, aquecendo uma sensação de pertencimento, que eu considero de extrema importância.


Para acompanhar o trabalho de Tawam, basta segui-lo no Instagram: @tawamcristiam

O Conto de todos os cantos sobre Entre Rios de Minas é patrocinado pela Vallourec via Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Entre Rios e Lei de Incentivo à Cultura.


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo