Teatro da Pedra marca presença no X Fórum Estadual dos Pontos e Pontões de Cultura de Minas Gerais
- teatrodapedramg
- 18 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
A atriz Fernanda Nascimento participou das mesas de trabalho e de debate, para preparar o estado para a Teia 2026.

Foto: Arquivo pessoal
A atriz Fernanda Nascimento representou o Teatro da Pedra no X Fórum Estadual dos Pontos e Pontões de Cultura de Minas Gerais, nos dias 13 e 14 de dezembro de 2025. Organizado pela Secretaria do Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), em parceria com a Rede Mineira de Pontos de Cultura, o evento focou em temas centrais para o desenvolvimento de políticas de base comunitária no Brasil.
Ocorrendo na Biblioteca Estadual de Minas Gerais, os dois dias do Fórum foram recheados de debates, grupos de trabalho, mesas temáticas e apresentações artísticas que refletiam o tópico da cultura.
Sábado (13) começou com a apresentação do grupo Cirandeiros do Boi Rosado, originário de Contagem, MG, e seguiu para uma contextualização geral sobre a Política Nacional de Cultura Viva, visando à preparação do Estado de Minas para a Teia 2026, que buscará refletir sobre meio ambiente, emergência climática e bem viver. Pensando nisso, no resto da manhã rolou a mesa Pontos de Cultura pela Justiça Climática e, à tarde, foram apresentados três eixos temáticos para as mesas de trabalho: Plano Nacional de Cultura Viva (próximos 10 anos); Governança da política; e Trabalho, sustentabilidade e criação artística.
Para encerrar o primeiro dia, teve a apresentação da Orquestra Filarmônica de Varginha, que encerrava sua primeira grande turnê estadual.
A apresentação do Ponto de Cultura Tapera Dança Afro, de Conceição do Mato Dentro, deu início a manhã de domingo (14) e foi sucedida de eleições para a Comissão Mineira de Pontos de Cultura; delegados(as) de Minas para o V Fórum Nacional / TEIA Nacional 2026; e Comissão Nacional dos Pontos de Cultura. Depois, de tarde, foi organizada uma plenária final, onde as propostas construídas no dia anterior pelas mesas de trabalho foram organizadas e aprovadas.

Foto: Fernanda Nascimento
Fernanda Nascimento participará da Teia 2026, como a delegada eleita da região das Vertentes.
O Fórum foi fechado pelo Espetáculo Musical “O Lado Negro das Coisas”, desenvolvido pelo cantor, compositor e ativista belo-horizontino Tiocapone.
“Para o Teatro da Pedra, estar inserido nesse lugar e ser um dos únicos pontos da região das Vertentes é muito importante para nós. É um ambiente onde podemos interagir com outros pontos de cultura, não apenas de teatro, mas outras linguagens também, vindas de várias regiões de Minas.” Disse Fernanda sobre a importância de estar no Fórum.








Comentários