São João del-Rei se torna epicentro do teatro para crianças e jovens durante o 1º Encontro Nacional da ASSITEJ Brasil
- 28 de mai.
- 2 min de leitura

Entre os dias 11 e 15 de maio, a cidade histórica de São João del-Rei, em Minas Gerais, tornou-se o epicentro do teatro infantojuvenil no continente. O Teatro da Pedra sediou o I Encontro Nacional de Teatro para a Infância e Juventude da ASSITEJ Brasil, evento que movimentou o cenário cultural ao reunir cerca de 100 convidados, incluindo gestores, pesquisadores e artistas de diversos estados brasileiros e de países da América Latina.
Com uma programação intensa que ultrapassou 50 horas de trabalho, o encontro também dialogou diretamente com a comunidade local: cerca de 500 crianças e jovens das escolas públicas da região assistiram a cinco espetáculos oferecidos gratuitamente. Os bebês tiveram direito a um espetáculo só para eles, apresentado na cidade vizinha, durante a Mostra Tiradentes em Cena.
A programação do evento foi marcada pela diversidade de formatos. Durante os cinco dias, os participantes se dividiram em sessões de debates, oficinas e três residências artísticas simultâneas, conduzidas pelas companhias Trupe de Truões, Pandorga Cia. de Teatro e pelo próprio Teatro da Pedra. No palco, as produções Ceci e a Caixa de Aromas, Juvenal, Pita e o Velocípede, Okàn, Jhuca Tchutchuca em: Esse Sou Eu e Brun Blaà encantaram o público escolar e os congressistas.

Para o coordenador do Teatro da Pedra, Juliano Pereira, a experiência de sediar o evento reforça a prioridade que o coletivo dá à temática. “Nós ficamos muito felizes de receber todas essas pessoas e reconhecemos o esforço de cada um para vir aqui para o Teatro da Pedra, tanto de outras partes do Brasil, quanto de outros lugares da América Latina, para a gente ter este espaço de encontro, de convivência e para pensar as estéticas do teatro para as infâncias e juventudes. Isso é muito valioso, é muito importante””, afirmou.
Além das apresentações, o encontro promoveu rodas de conversa temáticas sobre o protagonismo infantil, a dramaturgia e a gestão cultural. O intercâmbio internacional ganhou força com o compartilhamento de experiências estéticas de representantes das ASSITEJs da Argentina, Chile, Cuba e Uruguai. Institucionalmente, o evento contou com o respaldo de órgãos de peso, como a Funarte, o Instituto Brasileiro de Teatro (IBT) e departamentos nacionais e regionais do Sesc e do Sesi.
De acordo com a organização, a imersão serviu para consolidar redes de cooperação e pensar políticas para o setor, culminando na plenária para a criação da "Carta de São João del-Rei". O encerramento também foi marcado pela emoção com a entrega do Troféu Lizette Negreiros aos profissionais Karen Acioly, Leidson Ferraz e Zé Regino, em reconhecimento às suas trajetórias na área.
Realizado em parceria entre a ASSITEJ Brasil e o Teatro da Pedra, o evento contou com o apoio financeiro da Funarte, órgão vinculado ao Ministério da Cultura do Governo Federal.
Confira o álbum de fotos:
Fotos: Carlos Eduardo Canaan, Késsia Carolayne, Luana Longati, Najla Passos e Vinícius Cruz/ Teatro da Pedra






































Comentários