DÉCIMA OITAVA EDIÇÃO DA MOSTRA APTP REGISTRA RECORDE DE PARTICIPAÇÃO
- teatrodapedramg
- 10 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Durante 4 dias, o evento contou com a presença de 590 pessoas, que tiveram acesso a espetáculos, oficinas e rodas de conversa.

Fechando o ciclo de 2025 com muita animação, entre os dias 27 e 30 de novembro, o Teatro da Pedra foi o palco para a 18ª edição da Mostra Arte por Toda Parte, um evento com uma programação recheada de muita criação, formação e claro: muita arte. A Mostra aconteceu na própria sede do Teatro, em São João del-Rei, com a participação recorde de 590 pessoas.
O evento começou na quinta (27/11), com a abertura da Exposição História Brincante, às 19h, seguido do espetáculo A Viagem Espacial, resultado das aulas de teatro com a turma de Nazareno. A noite se encerrou com uma roda de conversa com alunos, educadores e o público sobre o ensino do teatro e arte-educação.
Já na sexta, às 14h30, jovens e adolescentes puderam participar de uma oficina ministrada pelo dramaturgo Amauri Falseti, fundador da Cia Paideia de Teatro, que falou sobre sua experiência: “A Oficina foi um momento mágico, fiquei muito emocionado em como foi livre a participação, espontânea, viva, verdadeira e profunda. E um encontro de gente que quer transformar o mundo a partir do que sonha e o que pensa, com todas as dificuldades, então foi um momento que vai continuar sempre vivo dentro da gente. Eu não vim aqui para ensinar, eu não vim aqui para aprender, eu vim aqui pela troca”.
A noite começou com a apresentação do espetáculo Rio, tempo, nós, realizado pela turma de teatro de São João del-Rei, e terminou com a roda de conversa Descobertas e desafios nas vivências das aulas de teatro. Sábado e domingo contaram com apresentações das turmas de teatro do projeto Arte por Toda Parte, das 14h às 16h, e das 18h às 20h.
“Eu gosto muito de teatro desde pequeno, e desde que eu entrei no Teatro da Pedra e comecei a fazer as aulas, tenho notado que me tornei uma pessoa mais criativa e me ajudou muito a perder a vergonha” disse Arthur Moreira, 15 anos, que participa das oficinas em Dores de Campos.
O projeto Arte por Toda parte é uma iniciativa do Teatro da Pedra que começou em 2005, movida pela crença de que a arte é fundamental para o desenvolvimento humano. Assim, o projeto se dedica a levar iniciativas de arte-educação para diversas comunidades de Minas Gerais e já proporcionou experiências artísticas para milhares de pessoas nas regiões por onde passou.
“Eu quero parabenizar o projeto, porque, eu como mãe, gosto muito de ver meu filho atuando, de ver o quanto isso foi bom para ele e, principalmente, é um prazer muito grande ver toda essa evolução. Parabéns para todo o pessoal do Teatro da Pedra, principalmente o Gyan Celah, que é o professor do meu filho. Eu fico muito feliz e parabenizo todos vocês por esse projeto maravilhoso”, declarou Giselle Miranda Oliveira Bastos, no sábado (29/11). depois da apresentação de seu filho Daniel Enzo Miranda, da turma de teatro “Expedição Criativa, da Escola Estadual Expedicionário Geraldo Baêta.
Foto: Luana Longati










Comentários