CAFÉ FRESCO E COMIDA DO FOGÃO À LENHA CHEGAM A SP COM O ESPETÁCULO “AO REDOR DA HISTÓRIA”
- teatrodapedramg
- 15 de set.
- 2 min de leitura

A linha do trem, o café passado na hora, as comidas do fogão à lenha, o doce de um tacho de barro, os trabalhos na roça, as modas de viola, o silêncio do
banco da praça, o arrepio dos causos de assombração e as palpitações dos corações apaixonados.
No dia 24 de setembro, o espetáculo “Ao redor da história” chega ao Festival Internacional de Teatro para a Infância e a Juventude da Paideia, em São Paulo, levando um gostinho de mineiridade. |A ideia da peça surgiu quando a equipe do Teatro da Pedra começou a fazer pesquisa para o livro “Histórias de Caetano Lopes”, lançado pelo grupo em 2024, com contos, causos e saberes compartilhados pelos moradores desse distrito de Jeceaba, em Minas Gerais.
A riqueza e dramaticidade das histórias inspiraram o desejo de representá-las, colocando as personagens que compartilharam as suas vivências com a equipe do Teatro da Pedra no centro da cena.
Dessa forma, o espetáculo acontece como uma boa prosa mineira, feita em roda, nos quintais das casas, o que torna as memórias afetivas mais presentes, ambientadas pela proximidade que os diálogos, as músicas e o
figurino também proporcionam.
E para garantir a acolhida, “Ao redor da história” incorpora elementos de cada comunidade por onde passa, aproximando-se ainda mais do público. Um espetáculo para deixar o coração tão quentinho quanto o café mineiro!
SINOPSE
"Ao Redor da História" é um espetáculo embalado pelo sotaque mineiro e por músicas caipiras, que traz a delicadeza dos contos, causos e histórias de vida de moradores de uma pequena comunidade rural de Minas Gerais.
As cenas se desenrolam não no palco, mas sim no centro de uma roda de conversa, formada pela plateia. É ali que o público acompanha as narrativas de um povo que enfrenta as dificuldades com muita sabedoria, coragem, amor e esperança.
E a cada lugar em que o espetáculo chega, a roda gira, agregando novos causos e referências locais. Viva a cultura oral do nosso povo, agora
escrita, contada e cantada no centro da cena, da roda e da vida!
Classificação indicativa: livre
Tempo: 50 min


















Comentários