O GRUPO

O Teatro da Pedra é um grupo com sede em São João del-Rei – MG que segue resistindo no mergulho cotidiano da pesquisa, criação e produção de espetáculos teatrais, além de desenvolver um projeto pedagógico que atende a centenas de crianças, jovens e adultos na região.

No campo artístico, os trabalhos são realizados a partir de processos colaborativos que têm como base os estudos de corpo e movimento propostos por Rudolf Laban, jogos de improvisação de Viola Spolin, atuação polifônica de Ernani Maleta e pesquisa em musicalidade e vocalidade do ator de Francesca Della Monica. Para as montagens, os artistas perseguem uma dramaturgia que provoque, tanto pelos conteúdos, quanto pelas encenações, um deslocamento que permita re-enxergar o mundo nas micro ou nas macro políticas do cotidiano.

No âmbito educacional, o Teatro da Pedra atua oferecendo oficinas de teatro, música e dança na cidade e na região promovendo acesso à arte e fortalecendo a valorização da identidade cultural nas localidades onde atua, visto que os educadores buscam que seus alunos pesquisem suas próprias histórias e as histórias do local onde estão. Recentemente, um dos projetos pedagógicos foi contemplado pelo Criança Esperança, projeto da rede Globo em parceria com a Unesco. 

 

Em um sítio de aproximadamente 12 mil metros quadrados está situada a sede do grupo – o Centro de Pesquisa em Arte e Educação – Teatro da Pedra que, além de servir aos treinos,  ensaios, oficinas e temporadas de trabalhos da casa, recebe  shows, residências artísticas e espetáculos de grupos convidados de vários cantos do país. Atualmente, o Teatro da Pedra é também um Núcleo Regional do CBTIJ – Centro de Pesquisa em Teatro para Infância e Juventude promovendo, em diálogo a esta instância, ações que priorizam a criação de arte voltada para a infância e juventude.