PODE SE PREPARAR, PORQUE VAI COMEÇAR A #TEMPORADATP2022! 

 

Ao longo de 30 dias, serão mais três peças teatrais de Belo Horizonte, Uberlândia e Rio de Janeiro, além de shows de música e lançamentos de livros.

 

Primeiros a parar durante a pandemia mundial da covid-19, os espetáculos finalmente estão de volta, provando que, apesar de todos os pesares, de ameaças sanitárias, guerras e arbítrios, a arte sempre prevalece.

 

 E é por isso que, com a garra de quem esperou dois longos anos pelo reencontro com o público, o Teatro da Pedra abre a sua Temporada 2022 com uma agenda mais do que especial.

 

São espetáculos teatrais, shows musicais e lançamentos de livro que prometem emocionar, fazer rir e instigar a reflexão com uma programação intensa entre de 5 de maio a 5 de junho, na sede do Centro de Pesquisa em Arte e Educação do Teatro da Pedra, em São João del-Rei.  

 

Partidas

 

Carro-chefe do grupo teatral para a temporada, o Espetáculo “Partidas” dá voz àquelas que cuidam, zelam e amam, mas que quase nunca são ouvidas: as mulheres do interior que deixam suas famílias para ganhar a vida nas cidades grandes!  

 

É de emocionar, de arrepiar e de encher os olhos d´água. E é tudo real: uma história que começou em Coronel Xavier Chaves (MG), município cravado na trilha histórica da Estrada Real, com população estimada pelo IBGE de 3,4 mil habitantes e renda média de 1,5 salário mínimo. 

 

Naquele momento em que a arte estava longe dos palcos, um projeto do Teatro da Pedra convidou mulheres de Coronel Xavier Chaves a narrarem suas histórias de vida. O resultado foi tão rico que nove destas histórias foram selecionadas para darem a base de sustentação do espetáculo “Partidas” que, apesar de começar no interior de Minas, fala de temas universais, como a dor do êxodo, da migração, da partida.  

 

Eu, Romeu - Adorável Cia

 

Se você tivesse que escolher um ator para dar vida ao Romeu, o personagem clássico de William Shakespeare, como seria a aparência dele? Você sabia que só 10% dos livros publicados no Brasil entre 1965 e 2014 foram escritos por autores negros? Questões como esta são levantadas em “Eu, Romeu”, da Adorável Companhia.

 

O espetáculo mistura a tragédia mais amada do clássico autor inglês à recorrente tragédia dos subúrbios do Rio de Janeiro, onde o CEP de um indivíduo determina os acontecimentos de sua vida, até onde este pode ir e o tamanho de suas conquistas. “Eu, Romeu, terá uma apresentação única na @temporadaTP2022, no dia 14 de maio, às 20h.

 

Fauna - Quatroloscinco

 

"Ei, você me conhece? posso me aproximar? eu sou só um animal vivo." nesta peça-conversa, dois atores convidam o público a explorar a dimensão política dos afetos. Corpos e discursos se misturam e se confundem para desconstruírem identidades pessoais e coletivas.

 

Fauna é a sexta peça do grupo Quatroloscinco – Teatro do Comum, a companhia belo-horizontina que mantém trabalho continuado de pesquisa e prática artística pautado na criação coletiva e na dramaturgia autoral contemporânea. Busca uma cena focada na atuação como presença e nas formas de relação com o espectador.

 

Ivan e o pássaro de fogo - Trupe de truões 

 

Com inspiração nas duplas cômicas e com uma leve pitada de surrealismo, dois truões – Rique e Luque – circulam pelo mundo em busca de histórias. Se deparam com uma árvore que tem como frutos guarda-chuvas. Esta incrível guardachuveira mantém armazenada em sua raiz uma história fascinante: a saga de Ivan, um rapaz russo que, se apropriando do mistério do pássaro da pena de fogo, parte em busca da conquista da sábia Ielena. Rique e Luque se aproveitam da presença dos espectadores para compartilharem esta história.

 

A Trupe de Truões é um grupo de teatro sediado em Uberlândia, Minas Gerais, formado por egressos do curso de Artes Cênicas e Teatro da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Desde 2002 desenvolve projetos que se pautam na pesquisa de linguagens teatrais e na busca constante pelo aprimoramento estético, além de atividades de formação de público e espectador e formação de artistas e gestores culturais em sua cidade sede.

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO DA TEMPORADA 2022